O fio dental tem uma função complementar à escovação dos dentes. A escovação tem a função de desorganizar as faces dos dentes, porém, as faces que ficam entre os dentes a escova não é capaz de higienizar. Assim, nessa região, é fundamental o uso do fio dental ou escovas interdentais.
Segundo Jefferson Rodrigues, Diretor Clínico do HOE (Hospital de Odontologia Especializada), o uso do fio só será eficiente se utilizado da forma correta. De acordo com ele, a grande maioria das pessoas associa o uso do fio à remoção de um macro alimento. “Muitos citam no consultório que levam o fio no churrasco, por exemplo, para retirar pedaços de carne que se alojam entre os dentes e acabam incomodando, porém, o fio deve ser de uso contínuo”, disse ele.
O uso correto não deve machucar e sangrar a gengiva. “Se a gengiva está sangrando, procure um profissional, pois provavelmente ela já está com uma inflamação ativa”, completou Jefferson.
O fio deve ser esfregado face a face dos dentes a modo de desorganizar as bactérias dessa região, complementando assim a escovação.