A saburra lingual é uma massa composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares. Ela é caracterizada como uma camada branca ou amarela que recobre nossa língua e esta saburra é também responsável pela halitose (mau hálito).
De acordo com Jefferson Rodrigues, Diretor Clínico do HOE (Hospital de Odontologia Especializada), a higienização da língua deve ser feita por raspadores de língua. “Já foi comprovado que a escova não é o meio mais eficiente para eliminar a saburra. A raspagem da língua pode causar ânsia de vômito em algumas pessoas e – para evitar essa ânsia – vale tentar colocar a língua toda para fora com o auxílio da outra mão amparada por uma toalha ou paninho para que ela não escape”, explicou ele.
Jefferson ainda destaca que cuidados com a força também são importantes. “A língua é uma região sensível e pode estar suscetível a feridas. A saburra normalmente não está aderida de forma rígida, sendo de fácil remoção sem o uso de força”, finalizou.
Como limpar a língua corretamente
Para higienizar de forma adequada esse órgão são necessários alguns objetos. Como falamo acima, a escova de dentes normal não é o mais eficiente: ela realiza a limpeza de maneira mais “geral”, ela consegue limpar mas não retira a crosta branca completamente, já que não foi criada para este fim.
A limpeza correta da língua exige um utensílio chamado raspador. Criado com o objetivo de limpar somente a língua, o acessório possui as funcionalidades necessárias para limpar essa parte da boca, além de tamanho e formato ideais para a remoção da saburra.
Já nos segue no instagram?
Acesse: https://www.instagram.com/hoe_salvador/
Confira nossos últimos posts: hospitalodontologico.com.br/blog